Para quem deseja alçar voos maiores, tirar o passaporte é o primeiro passo. Muitas pessoas pensam que é uma tarefa dificíl e acabam adiando a tarefa e, como consequência, a viagem. Na verdade, tirar o passaporte é um procedimento bem simples e a gente vai ajudar você a tirar o passaporte em 8 passos! Confira!

1º passo – Separe a documentação

É essencial que você possua todos os documentos de identificação necessários para a emissão do passaporte. São eles os seguintes: Documento de identidade (carteira de motorista, cédula de identidade, carteira de trabalho, etc), Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor e comprovante da última votação (caso não tenha, acesse o site da Justiça Eleitoral e imprima o seu) e quitação do serviço militar (para homens).

2º passo – Acesse o site da Polícia Federal

O órgão responsável pela emissão dos passaportes para brasileiros é a Polícia Federal. Por isso, você deve acessar o site da Polícia Federal e selecionar a opção “Requerer Passaporte”. Em seguida clique em “emissão do passaporte” e inicie o procedimento de preenchimento dos seus dados.

3º passo – Preencha os formulários

O preenchimento será dividido em três abas que serão distribuídas em dados pessoais, documentos e dados complementares. Informações como seu nome completo, seu local de nascimento, seu RG, sua profissão, por exemplo, deverão ser corretamente preenchidas.

4º passo – Escolha o posto da Polícia Federal

Após o preenchimento dos dados, você deverá escolher em qual posto da Polícia Federal deseja comparecer para conferência dos documentos e coleta dos dados biométricos. Escolha uma sede da Polícia Federal mais próximo de sua casa, pois será necessário comparecer lá novamente para renovar o documento posteriormente.

5º passo – Pague a GRU

Assim que você enviar os dados pelo site será gerado uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser paga em um banco ou lotérica até a data do vencimento, no valor de R$ 257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos).

6º passo – Compareça ao posto da Polícia Federal escolhido

Com o comprovante de pagamento da GRU, toda a documentação juntada e o protocolo de solicitação de requerimento gerado pelo site, compareça ao posto da Polícia Federal no qual foi escolhido no passo 4. É importante verificar se não é necessário o agendamento prévio para atendimento, pois alguns postos da Polícia Federal podem ter essa condição, saiba se o seu também necessita clicando aqui. Após os procedimentos de análise dos documentos e coleta dos dados biométricos será entregue um protocolo indicando o local, dia e horário de retirada do passaporte.

7º passo – Consultar o andamento do processo

Agora que você já realizou todos os procedimentos necessários para a emissão do passaporte, resta aguardar para que o documento esteja disponível para retirada na Polícia Federal. Para os mais ansiosos, o andamento do processo pode ser acompanhado através da internet, para fazê-lo, clique aqui com seu número de protocolo e CPF em mãos.

8º passo – Retire o passaporte

Em dia e horário marcado compareça local determinado pela Polícia Federal, juntamente com um documento de identificação e assine o recibo do seu passaporte. É importante ressaltar que apenas o solicitante poderá retirar seu passaporte e que os passaportes emitidos e não retirados num prazo de 90 (noventa) dias, serão cancelados.

Gostou de saber como tirar o seu passaporte em 8 simples passos? Deixe um comentário e conte pra gente!