O primeiro passo para realizar uma viagem internacional é fazer o agendamento do passaporte para posteriormente adquirir um passaporte. É ele que irá atestar a nacionalidade do portador, possibilitando receber o visto para entrada e permanência em outras nações. O passaporte é obrigatório ao cruzar as fronteiras de países estrangeiros e concede direitos legais ao portador, garantindo seu retorno seguro ao país de origem.

Neste post você vai descobrir mais a respeito do agendamento, acompanhamento e reembolso. Confira!

Agendamento do passaporte

O interessado em tirar o passaporte deve acessar este link do  Departamento de Polícia Federal e preencher o formulário. Após o envio do formulário, será gerado uma guia de recolhimento da união (GRU) com o valor e vencimento determinado para pagamento.

Algumas unidades do DPF requerem agendamento prévio para a confecção do passaporte. Após o pagamento da guia, confira aqui se é necessário agendar sua visita ou não. Para realizar o agendamento, acesse este link. Ao informar os dados solicitados na tela inicial, você poderá agendar o cadastramento biométrico e a conferência dos seus documentos no Posto de Atendimento da Polícia Federal mais próximo à sua residência.

É possível também, solicitar o reagendamento de data e horário. Para isso, basta entrar na página de reagendamento, informar os dados solicitados e prosseguir com a remarcação.

Caso o agendamento não seja necessário, dirija-se ao departamento da Polícia Federal escolhido no momento do preenchimento do formulário online munido dos seguintes documentos:

  • Documento de Identificação com foto (CNH, RG ou carteira de trabalho);

  • Título de Eleitor com o comprovante eleitoral da última votação, ou uma Certidão de Quitação Eleitoral, emitido pelo TSE;

  • Certidão de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório – para requerentes do sexo masculino dos 19 aos 45 anos;

  • Comprovante bancário do pagamento da GRU referente á taxa para a emissão do passaporte;

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Certidão de Casamento – para casados ou divorciados;

  • Comprovante do preenchimento do formulário online com o protocolo;

  • Certidão de Nascimento – para menores de 12 anos;

  • Certificado de Naturalização – para entrangeiros naturalizados brasileiros;

  • Passaporte anterior, quando houver.

Acompanhamento

Você pode consultar o andamento do pedido de emissão do seu passaporte, ou até mesmo cancelar o seu agendamento através deste link. Para ter acesso às informações, basta preencher o formulário com o seu CPF, o protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário ao solicitar o passaporte no site e digitar os caracteres de segurança.

Reemissão e Reembolso da GRU

A Polícia Federal disponibiliza um formulário para reemissão do boleto da GRU, caso você tenha perdido a data do vencimento ou o boleto esteja com dados incorretos.

Já o serviço de reembolso é destinado em casos de pagamento em duplicidade, código de pagamento irregular, valores errados ou pagamentos indevidos. Para solicitar o reembolso, basta baixar o modelo de requerimento disponível aqui.

Observações importantes:

  • o requerimento de reembolso deve ser preenchido em 2 vias;

  • deve ser entregue no mesmo local onde foi paga a primeira GRU;

  • é preciso levar também a GRU original e o comprovante do pagamento.

Ao fazer isso, você receberá uma via protocolada, cujo número poderá ser utilizado para obter informações e acompanhar o andamento da solicitação de reembolso. O processo será analisado e em caso de deferimento, o valor devolvido será depositado na conta do requerente.

Gostou das nossas dicas? Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a emissão do passaporte fique à vontade para deixar sua pergunta nos comentários!