Com distâncias cada vez mais curtas graças as diferentes formas de transporte disponíveis, durante os períodos de férias muitas pessoas decidem viajar para outros países. E cada vez mais os viajantes se atrevem a conhecer destinos distantes, incomuns ou exóticos, uma tendência do turismo mundial. Nesse post apresentaremos algumas dicas para evitar ficar doente enquanto viaja.

Índia e Nepal, Sudeste da Ásia (Tailândia, Vietnã e Camboja), e China e Hong Kong são os principais destinos não tradicionais hoje solicitados pelos viajantes do mundo. Mas mesmo um lugar clássico como o Caribe pode causar alguma inconveniência pelo tipo de comida, pela água e por outras doenças que podem acometer o viajante por diferentes causas.

Seja por lazer, seja para o trabalho, o que está claro é que nas viagens as pessoas estão sujeitas a vários fatores que podem representar um risco para a sua saúde.

Os problemas mais comuns

Entre os problemas de saúde mais comuns e que deixam o viajante doente estão os acidentes de trânsito, as torções e fraturas dos membros inferiores, problemas relacionados à alimentação e consumo de água contaminada que dão origem a problemas intestinais, exposição excessiva ao sol e imprevisibilidade no uso de medicação regular.

É essencial levar a cada viagem a quantidade de medicação necessária para a duração da viagem, e não levá-los todos juntos, caso aconteça de um extravio ou perda da bagagem. Adição de uma receita médica adicional também é importante caso ocorra alguma emergência.

O risco de adoecer durante uma viagem está relacionada ao destino escolhido, mas também a outros fatores, como o estado de saúde do viajante, a finalidade e a duração da viagem, a época do ano e o tipo de alojamento escolhido.

5 dicas para evitar ficar doente enquanto viaja

1 – Faça uma consulta prévia

Antes de uma viagem para outro país, o ideal é fazer uma consulta médica para saber se existe algum problema de saúde. Esta visita é uma obrigação para aqueles que têm alguma doença subjacente (tais como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos) no período de gravidez, e também para os viajantes que visitam destinos exóticos.

2 – Vacinas

É necessário prever a tempo a aplicação das vacinas necessárias para o destino escolhido. Antes da viagem certifique-se de que a vacinação de crianças e adultos está completa e, se não, tome as doses necessárias com antecedência de 4 a 5 semanas. No caso dos adultos, é necessário estar em dia com as vacinas contra o sarampo, rubéola e hepatite B e febre amarela.

3 – Seguro de viagem

Ter uma assistência de viagem é importante para garantir a assistência médica adequada no local de destino. Em alguns países é inclusive um pré-requisito para a entrada.

4 – Alimentos

As doenças de origem alimentar são, junto com acidentes de trânsito, os problemas mais comuns experimentados pelos viajantes. Eles normalmente se originam na ingestão de alimentos ou água contaminados.

Para evitar estas doenças, recomenda-se o consumo de água engarrafada e alimentos cozidos, bem como manter o aleitamento materno durante toda a viagem. Os alimentos crus e os que são vendidos nas ruas, em feiras e em lugares com pouca ventilação também devem ser evitados.

5 – Cuidados com o sol e com os insetos

 

É importante o uso constante do protetor solar e evitar o calor excessivo que pode causar desidratação, insolação e queimaduras, especialmente em destinos tropicais. Também é muito importante o uso constante de repelentes para evitar picadas de insetos, que podem transmitir várias doenças, como dengue, zika, malária ou a febre amarela.

 

A este respeito, especialmente em áreas onde surtos de dengue são registrados deve-se estar alerta para sintomas da doença. Entre eles, podemos citar febre, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos, cansaço grave, aparecimento de manchas na pele, hemorragias nasais e nas gengivas.

Nesse caso, é preciso ir ao médico sem demora para receber o tratamento adequado e evitar o agravamento da doença.

Gostou do post? Então acesse nosso site e veja mais dicas de viagens e turismo!