O Uruguai sempre foi um destino muito querido para os brasileiros, especialmente para os moradores do Sul do país que podem facilmente chegar até lá de carro. Cheio de belezas naturais, arquitetura histórica e um povo realmente caloroso, conhecer o Uruguai pode ser uma ótima pedida, tanto para viagens em família, em casal, ou mesmo para aventureiros solitários.

No post de hoje vamos falar especificamente sobre Montevideú, a capital do país. Comparada por muitos a São Paulo, Montevideú pode surpreender – positivamente – os turistas desavisados. Para te convencer disto, separamos as melhores atrações da cidade. Está preparado para embarcar?

O que fazer em Montevideú?

A cidade de Montevideú é uma ótima opção para quem adora passar a tarde em cafés ou fazer refeições em ótimos restaurantes. Os hotéis também não deixam a desejar, existindo opções para todos os gostos e bolsos.

Mas um ponto forte da cidade são seus pontos históricos. Um verdadeiro mergulho na história do Sul da América.

#1. Plaza Independencia

A Praça da Independência é a mais importante do país e certamente uma das mais charmosas da cidade. Ali, é possível encontrar a famosa estátua de um dos mais reconhecidos militares que lutaram durante a revolução do Uruguay, José Artigas. Logo abaixo da estátua estão os restos mortais do soldado, que são vigiados dia e noite por guardas militares.

#2. Mirador Panorámico

Localizado na Avenida 18 de Julio, através deste famoso mirante, o Mirador Panorámico, é possível ter uma visão de praticamente toda a cidade, isso porque ele possui um formato 360 graus. O mais interessante deste mirante, é que lá de cima é possível avistar todas as outras atrações históricas da cidade e placas que indicam como chegar lá. Ah, mas antes de subir, lembre-se de retirar uma espécie de passaporte no ponto de informações turísticas que fica em frente à prefeitura.

#3. Catedral Metropolitana

A principal igreja da capital do Uruguay foi inaugurada em 1804. Com arquitetura neoclássica, a planta da igreja é realmente impressionante. Em 1807, as duas torres foram atingida por fogo da artilharia inglesa, que invadiu a cidade durante conflitos. Sendo assim, elas só foram realmente terminadas por volta de 1818.

#4. Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é uma espécie de mercado público de Montevidéu. Por lá é possível encontrar ótimos vinhos uruguaios, opções de artesanato local e também restaurantes com refeições típicas locais. Além disso, vale o passeio pelo estilo de arquitetura que o local preserva, extremamente rústico e charmoso.

#5. Outras atrações

Além destas, anote o nome destes locais para que eles não fiquem fora de seu roteiro:

  • Plaza Constitución (Praça da Constituição)
  • Teatro Solis (Teatro do Sol)
  • Fuente de los Candados (Fonte dos Cadeados)
  • Mercado de los Artesanos (Mercados dos Artesanatos)
  • Puerta de la Ciudadela (Porta da Cidadezinha).

Vale lembrar que a alta temporada para a compra de passagens para Montevideú é nos meses de janeiro, julho e dezembro. Já os demais são considerados baixa temporada, ou seja, sinônimo de passagens mais baratas.

E você? Já foi alguma vez para Montevideú? Tem algum outro ponto turístico que vale a pena recomendar? Conte para gente através dos comentários!