No texto de hoje vamos falar sobre Ottawa, que é a capital do Canadá. Com aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, ela é a quarta maior cidade do país, sendo considerada como o seu centro político, mas também um dos principais destinos turísticos e culturais.

A cidade está localizada na Província de Ontário, cerca de 400km de Toronto e 200km de Montreal, e por lá, é possível encontrar uma grande variedade de atrações como parques, museus, galerias de arte, restaurantes de alta gastronomia, entre outros. Confira nossa lista e descubra mais sobre esta metrópole fascinante.

O que fazer em Ottawa?

1. Basílica de Notre-Dame

Apesar de grande parte dos canadenses serem ateus, a Basílica (ou Catedral) de Notre-Dame se mantém em ótimo estado de conservação. O que chama atenção nesta igreja – que é a maior da cidade – é a arquitetura. Pelo lado de fora ela tem uma aparência moderna, cheia de ligas de metal. Já pelo lado de dentro, o que se vê é uma antiga igreja europeia, com estrutura baixa e muito colorida.

A entrada na basílica é gratuita com visitação nas segundas das 11:30h as 18h, de terça a sábado das 10h as 18h e nos domingos das 08h as 20h.

2. Wellington Street

Este é um passeio que vale a pena em Ottawa. É uma rua cheia de atrativos que não podem passar em branco. Por lá você encontra o antigo Hotel Château Laurier, que é muito famoso por sua fachada imponente e seguindo em direção à ponte você pode ver o Rideau Canal. Construído no século XIX, ele possui 200km de extensão e liga o rio São Lourenço (próximo à cidade de Kingston) ao Ottawa. Esta que é uma das grandes obras da engenharia humana, foi tombada como patrimônio histórico pela Unesco em 2007.

No mesmo caminho é possível encontrar o National War Memorial, (Memorial Nacional da Guerra) com seus imponentes soldados ingleses. E por fim, mas não menos importante, está o Parlamento do Canadá, considerado símbolo histórico e político do país. Por lá é possível fazer visitas guiadas (em inglês e francês) totalmente gratuitas.

Em nossa viagem tivemos o privilégio de presenciar um show de som e luzes ao ar livre, que apesar do frio valeu muito a pena. Essa experiência inovadora é uma linda jornada pela história do Canadá. Em uma combinação de tecnologia com a majestosa arquitetura das “Parliament Buildings”, o show ilumina histórias canadenses de construção de uma nação, parceria, descobrimento, valores, orgulho e visão de um país. Figuras chave, eventos e realizações que transformaram o Canadá no que é hoje, são trazidos novamente a vida usando cinco estilos artísticos diferente. Todos podem ser presenciados com uma detalhismo espetacular, uma sonografia agitada e um resultado pra lá de original, tudo isso sobre o bloco central e a Peace Tower.

Assista um pouco desse espetáculo que dura mais ou menos 10 minutos.

3. Byward Market

O Byward Market está localizado na região mais antiga da cidade e conhecida por muitos como Lower Town. Super aconchegante e com visual convidativo, por ali se encontram restaurantes, bares e lojas. Um verdadeiro mercado de rua,

Hoje em dia ele é considerado um centro cultural, com a venda peças de artesanato, comida típica e produtos naturais. Por isso, vale a pena separar algumas horas da viagem para passear por ali!

4. Museu da Civilização

Este museu conta a história do Canadá e sua civilização desde o início até os dias atuais. A arquitetura já é uma atração à parte, e para melhorar, o prédio ainda possui um mirante de tirar o fôlego, com as melhores vistas para o Parlamento. Ainda dentro do Museu é possível encontrar o Museu Canadense das Crianças, uma verdade aventura de volta ao mundo para os pequenos!

O horário de funcionamento é sempre das 09h às 18h e nas quintas com horário estendido até as 20h.

Conheça também os 10 lugares imperdíveis para se visitar no Canadá

5. Galeria Nacional do Canadá

Localizada no centro da cidade, a Galeria Nacional do Canadá é uma das mais antigas instituições culturais do país (fundada em 1880) e conta com um acervo permanente riquíssimo! Além das exposições, outra obra de arte na galeria é sua própria arquitetura, que conta com grandiosas colunas de mármore, três altares, vitrais belíssimos e altas abóbadas!

O horário de visitas é todos os dias (exceto nas segundas que fica fechada) das 10h às 17h. E nas quintas o horário se estende até as 20h.

E então, ficou curioso para conhecer a capital do Canadá? Com certeza será uma viagem inesquecível! E não se esqueça que você pode contar conosco na hora de montar seu roteiro!