A Nova Escócia está localizada no leste do Canadá e é banhada pelo Oceano Atlântico, fazendo parte das Províncias Marítimas e Províncias do Atlântico. Ela é muito conhecida por ter as maiores variações de maré do mundo, que pode, inclusive, chegar a 10 metros em determinados pontos.

A província não é muito conhecida pelos turistas do mundo, no entanto, é adorada pelos canadenses por sua arquitetura peculiar, calmaria e opções charmosas de turismo. Para se ter noção, ela possui 20% do território do Rio Grande do Sul e está ligada ao continente por uma pequena faixa de terra. Um verdadeiro paraíso escondido no Canadá!

O que fazer em Nova Escócia?

Muito diferente das metrópoles canadenses, em Nova Escócia o que chama atenção são as paisagens de tirar o fôlego! Grandes lagos de água doce, vilarejos rústicos, florestas repletas de vida selvagem e grandes enseadas. A proposta é diferente, mas ainda assim, incrível!  Conheça algumas opções:

1. Parque Nacional Cape Breton Highlands

Localizado ao norte da Ilha de Cape Breton, foi o primeiro parque nacional criado nas províncias do Atlântico do país. O Parque Nacional foi fundado em 1936 e em sua área de 950 km², é possível fazer trilhas a pé, de bicicleta ou de carro e vislumbrar paisagens impressionantes, passar por cachoeiras e encontrar animais selvagens que vivem por ali, como alces, ursos negros, baleias e águias. Segundo a opinião de alguns visitantes, dois dias podem ser pouco para contemplar tanta beleza!

2. Lunemberg

A cidade nomeada como um patrimônio cultural pela Unesco em 1995 por ser considerada a melhor colônia britânica no Canadá. Além de ser uma um National Historic Site of Canada. Com suas casas de cores únicas, as mulheres dos pescadores esperavam na varanda a volta de seus amados, sendo esta uma cidade muito famosa pela sua pesca. O navio Blue Nose, famoso navio de corridas e pesca, é apenas um dos pontos a visitar nessa linda paisagem.

3. Conheça as lembranças do Titanic

Você sabia que a cidade de Halifax era o porto mais próximo do local onde o Titanic afundou em 1912? Das 306 vítimas que foram encontradas pelo navio canadense Mackay-Bennett, 116 foram sepultadas no mar e as demais em Halifax, em três cemitérios diferentes.

O cemitério Fairfield é o que possui mais túmulos e por isso se tornou o mais famosos para os turistas. As lápides que são vistas por lá seguem um padrão em sua maioria (pois foram pagas pela empresa dona do navio). A mais polemica pertence a J. Dawson, que muitas pessoas acreditam ser Jack Dawson, personagem de Leonardo DiCaprio no filme de 96. Mas a verdade é que o homem que está enterrado ali é um irlandês que trabalhava na caldeira do navio, Joseph Dawson.

Há ainda na cidade um acervo da história no Museu Marítimo do Atlântico, com centenas de objetos do próprio navio e dos passageiros, como móveis, documentos, calçados, fragmentos da escada, entre outros.

4. Parque Nacional Alexander Graham Bell

A propriedade com 10 hectares está localizada em Cape Breton e inclui um museu sobre Alexander Graham Bell, o único museu no mundo que contém os artefatos reais e documentos de anos de trabalho experimental do inventor. Dentre os objetos expostos, filmes, fotografias e artefatos originais, estão estudos do primeiro voo motorizado do Canadá, o barco mais rápido do mundo, tecnologias para a gravação e é claro, a invenção do telefone.

No parque é possível fazer uma variedade de programas e avistar a casa de verão de Graham Bell (que ainda é habitada por seus descendentes).

5. Halifax e seu Jardim Público

Halifax é a capital da Nova Escócia com aproximadamente 390 mil habitantes. Por lá é possível encontrar pubs, clubes, restaurantes incríveis com gastronomia típica e o belo Jardim Público – uma atração à parte! O jardin com cara da era vitoriana é muito bem cuidado e frequentemente recebem eventos locais, como bandas, atrações históricas, exposição de flores, etc. Localizado no centro da cidade, é uma ótima maneira de fugir um pouco do caos e aproveitar a calmaria em meio a um mar de flores.

E então, que tal fugir um pouco da correria do dia a dia e conhecer as belas e tranquilas paisagens da Nova Escócia? Conte conosco para embarcar nesta viagem!