Sem dúvidas, dois grandes motivos para qualquer pessoa que queira visitar os destinos da América do Sul são as belas paisagens e a cultura dos povos locais. E a região onde fica o Lago Titicaca é justamente o resultado disso: natureza exuberante combinada com os mistérios que cercam a história da civilização inca. Quer saber mais? Então, confira o nosso post!

Características

Localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, o Lago Titicaca é o maior em volume de água da América do Sul, embora venha diminuindo de maneira preocupante. Esta queda é causada pelas estações chuvosas curtas e pelo derretimento das geleiras que alimentam seus afluentes. Outra grande preocupação é a poluição, que compromete cada vez mais a biodiversidade.

Veja em nosso vídeo como foi a viagem da Aghito para o Lago Titicaca!

História do Lago Titicaca

De acordo com as lendas locais, a civilização inca nasceu nas águas do Lago Titicaca. Mas o que se sabe de concreto é que essa região foi dominada pelo império deles do século XII até a invasão espanhola. Vestígios dessa ocupação podem ser encontrados nos sítios arqueológicos e também nas histórias dos uros, atuais habitantes do local e descendentes diretos dos incas.

O Lago Titicaca também foi objeto de grande interesse para empresários do Reino Unido entre os séculos XIX e XX. Pelo menos uma dezena de navios a vapor foram construídos especialmente para navegar em suas águas. Para transportá-los da Europa até lá, era necessário que fossem desmontados em centenas de peças.

O que ver nas proximidades

Copacabana

Essa cidade com nome extremamente familiar é um verdadeiro tesouro da Bolívia. Por lá, muitas atrações históricas estão prontas para fascinar os visitantes: a basílica, que abriga uma imagem da Virgem da Candelária esculpida no século XV; o calvário, que mistura as tradições católicas com as crenças andinas; e o Horca del Inca, um observatório astronômico.

Ilha do Sol

Partindo de Copacabana, o destino turístico mais famoso é a Ilha do Sol. Basicamente, trata-se de um lugar onde é possível avistar os picos nevados dos andes, visitar sítios arqueológicos e conhecer o templo que é considerado a morada de Manco Kapac, mítico fundador da civilização inca. As poucas famílias que moram por lá recebem os visitantes em seus restaurantes e pousadas.

Ilha da Lua

Segundo as histórias que circulam na região, a Ilha da Lua costumava receber as moças virgens da civilização inca para que elas aprendessem a tecer e a preparar as bebidas que eram utilizadas nos cerimoniais. Prova disso seriam as ruínas do Palácio de Iñak Uyu, a principal atração turística do lugar. Imperdível para quem não dispensa uma boa lenda!

Como chegar

Do lado peruano, a melhor cidade para quem deseja fazer uma visita ao Lago Titicaca é Puno. Conhecida como a capital folclórica do Peru, ela conta com um porto que leva diretamente até lá. Além disso, fica realmente perto de outras duas importantes atrações do país: Cusco e a lendária Machu Picchu. Uma boa pedida, não é mesmo?

E aí, ficou com vontade de conhecer o Lago Titicaca e seus arredores? Conte para a gente nos comentários!