Para muitas pessoas, não há nada mais excitante que programar a próxima viagem. Mas, ficar apenas fantasiando como serão os dias no destino escolhido não é suficiente, é preciso tirar algum tempo para fazer o planejamento, de forma que tudo saia como o esperado e para que nenhum imprevisto atrapalhe seus dias de férias!

Pensando em te ajudar nesta tarefa, preparamos guia rápido para que você possa planejar com atenção sua próxima viagem, sem deixar de lado nenhum detalhe importante. Preparado? Então vamos lá!

6 passos para elaborar seu roteiro de viagem

Passo 1: Quanto quero (ou posso) gastar?

Este é o ponto mais importante a ser definido em seu roteiro, afinal, tudo irá depender do orçamento disponível. Quantidade de dias, classe do avião, se você vai pernoitar em um hostel ou em um hotel cinco estrelas…

Também é importante pesquisar sobre a moeda do país o qual você pretende visitar. Será que passar algumas semanas nos Estados Unidos está viável com o dólar na casa dos R$4 ou será melhor optar por um destino com uma moeda mais em conta?

Tudo isso deve colocado no papel para que no fim, você não saia no prejuízo, ou pior, não sobre dinheiro nem para as lembrancinhas!

Passo 2: Para onde vou?

“Quero conhecer o Canadá”. Ok, mas infelizmente não é possível conhecer um país inteiro durante um mês de férias. É preciso definir exatamente quais cidades você deseja conhecer para que você possa fazer um roteiro dia a dia (veja no passo 4) e economizar com a compra de passagens de um lugar para o outro.

Passo 3: Onde vou dormir?

Tão importante quanto o orçamento, é fazer as reservas e o quanto antes você puder fazê-las, melhor! Quando você trabalha com antecedência, aumenta as possibilidades de ter as melhores opções e os melhores preços.

Passo 4: O que quero ver?

Depois de definir as cidades que você deseja conhecer e os hotéis onde irá se hospedar, pesquise sobre as atrações mais recomendadas em cada uma delas, quais os pontos turísticos e museus mais interessantes e quais os restaurantes mais indicados por lá. Anote tudo que achar interessante para poder organizar o próximo passo.

Passo 5: Qual serão os roteiros diários?

Pra que tudo fique mais fácil, é muito interessante que você prepare um roteiro diário. Assim você não precisará perder tempo pensando “o que vou fazer na tarde de hoje…?” Quer um exemplo? Bom, vamos imaginar que você esteja indo para Paris:

Dia 01:

  • Manhã após o café: Passeio longo no Museu do Louvre
  • Almoço em restaurante X no mesmo bairro
  • Após o almoço: Conhecer a Torre Eiffel e em seguida o Arco do Triunfo
  • Pausa para um lanche no fim do dia
  • Noite: Moulin Rouge

Quanto mais completo for seu roteiro diário, mais práticos ficarão os dias!

Passo 6: Pontos extras

É indispensável pesquisar sobre a documentação que você precisará apresentar dependendo do país que irá conhecer.  Visto, passaporte, RG, alguma vacina… Nada pode faltar, caso contrário, você simplesmente não entra.

A dica final é criar um longo checklist com tudo que você precisa lembrar. Parece uma ideia meio clichê, mas realmente funciona. Só assim você terá a certeza de que está indo viajar com tudo que precisa.

Por fim, lembre-se que pode contar com uma agência especializada na hora de elaborar este roteiro. Com uma ajuda profissional tudo pode ficar mais fácil, mas se o trabalho for em equipe, o resultado será melhor ainda!

Você tem alguma outra dica para a elaboração de um roteiro de viagem? Compartilhe conosco através dos comentários!