Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia… Se já é difícil definir os países a serem visitados quando bate a vontade de passar uma temporada de verão em praias na Europa, imagine escolher apenas uma ou duas praias cem cada um deles? Pensando nisso, resolvemos apresentar alguns dos mais belos balneários do velho mundo aqui no blog. Confira!

1 – Cova Redonda (Portugal)

Localizada na famosa região do Algarve, essa praia é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas e areias brancas cercado por formações rochosas que dão um charme todo especial à paisagem. Para chegar até lá, é preciso descer um longo lance de escadas construído em estilo português. Na parte de cima, empreendimentos de grande porte estão prontos para atender aos turistas.

2 – Isola Bella (Itália)

Conhecida como “A Pérola do Mar Jônico”, Isola Bella é uma pequena ilha que fica próxima à cidade de Taormina. Era uma propriedade privada até o ano de 1990, quando foi incorporada à região da Sicília e transformada em uma reserva natural. As águas claras, a faixa de areia rochosa e a boa infraestrutura dos balneários atraem visitantes ao longo do ano inteiro.

3 – Zakynthos (Grécia)

É difícil indicar apenas um destino para curtir praias na Grécia, mas a Ilha de Zakythons com certeza é uma boa opção para aqueles com itinerários mais apertados. Sua praia mais famosa é Navagio, isolada por altas falésias e acessível apenas pela água. Seu assoalho marinho é feito de seixos brancos e as águas são de um incomparável azul turquesa.

4 – Macarella (Espanha)

Essa praia fica na Ilha de Minorca, que pertence ao Arquipélago das Baleares, ao leste da Espanha. Macarella é um refúgio de areias brancas e mar turquesa rodeado por colinas cobertas de árvores. Muitas vezes, é quente o suficiente para um gostoso banho de sol mesmo no inverno: são mais de 300 dias de tempo firme por ano!

5 – Kampen (Alemanha)

Que tal pegar uma praia na Alemanha? É o que a vila mais famosa do país pode oferecer a você! Pequenina, rural e com uma elegância muito particular, Kampen conta com uma enseada comprida e penhascos avermelhados que contribuem para o visual único da região. Não deixe de reparar nas strandkörben, cadeiras em formato de cesto que tornaram os balneários alemães famosos.

6 – Barra (Escócia)

Essa ilha escocesa de pouco mais de mil habitantes costuma ferver de maio a setembro, quando turistas do mundo inteiro aparecem em busca de suas praias. A oeste, o mar se encontra com areias brancas e finas; ao leste, com o terreno pedregoso que costumamos associar às praias do Reino Unido. No mês de julho, Barra sedia festivais absolutamente imperdíveis!

7 – Nissi (Chipre)

Se você nunca pensou em conhecer o Chipre, talvez Nissi desperte essa vontade em você! Essa praia se estende por 500 metros e as águas são tão limpas que ganharam a bandeira azul, um certificado atribuído todos os anos pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE). Por lá, é possível praticar esportes como esqui aquático, windsurf e vôlei.

8 – Côte d’Azur (França)

Também conhecida como Riviera Francesa, Côte D’Azur é um trecho de costa que vai do sul da França até a fronteira com a Itália. Sua fama como balneário turístico vem do século XVIII, quando alguns dos britânicos mais abastados da época começaram a frequentar a região. Atualmente, é um dos destinos favoritos daquelas que possuem iates ou gostam de fazer viagens de cruzeiro.

9 – Dubrovnik (Croácia)

Além de possuir importantes patrimônios históricos, Dubrovnik também é um bom lugar para quem quer muito sol e mar. Há várias praias bastante agradáveis ao redor de toda a cidade para quem quer aproveitar ao máximo a temporada. Atualmente, a mais popular é Banje, que conta com a infraestrutura necessária para garantir dias maravilhosos de verão.

E então, quais dessas praias chamaram a sua atenção? Que outras você recomendaria? Conte para a gente nos comentários!