De todas as formas de arte, o cinema definitivamente é aquele que mais nos inspira a viajar. Quando nos apaixonamos cegamente por um filme, sem conseguir tirá-lo da cabeça, você pode ter certeza que grande parte desse encanto vem das belas paisagens e cenários.

Muitos cinéfilos estão aproveitando uma tendência do mercado turístico mundial: tours pelas locações de seus filmes favoritos. Criamos uma lista dos locais mais icônicos do cinema para você iniciar a sua pesquisa e criar o seu próprio roteiro inspirado em filmes!

1- O Paciente Inglês – Toscana, Itália

Visite o local de uma das cenas românticas mais icônicas do cinema, a Basílica de São Francisco, onde Kip mostra os afrescos a Hana pendurado em uma corda…

2- Inception – Paris, França

O impressionante longa de Christopher Nolan foi filmado em diversos locais, porém a maioria das cenas de ação foram encenados em Paris, incluindo a cena em que o Cafe Debussy explode ao redor de Ariadne e Cobb.

3- Uma Linda Mulher – Los Angeles – EUA

O romance clássico dos anos 90 estrelado por Julia Roberts e Richard Gere se dá em Los Angeles. Qual é a primeira coisa que vem à cabeça quando lembramos do filme? O Hotel Regent Beverly Wiltshire, onde a linda garota de programa aproveita uma semana de compras luxuosas, banhos de espuma e champagne.

Hotel Regent Beverly Wilshere

4- O Exorcista – Georgetown – EUA

De todas as imagens associadas a O Exorcista – vômitos e cabeças girando – é a assustadora escadaria que mais nossas memórias. O local fica em um enclave  da casa número 3600 da Prospect Street. Até hoje os estudantes locais reencenam o filme no dia de Halloween.

5- Forrest Gump – Savannah, EUA

A cena clássica de Forrest sentado no ponto de ônibus contando sua história para qualquer pessoa que passa fica localizado na Chippewah Square (Savannah, Geórgia). Não muito longe dali, no Savannah History Museum, você pode encontrar o banco onde Forrest dispara sua frase imortal: A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar”.

6- O Iluminado – Mount Hood, EUA

Neste clássico do horror, Jack Torrance (Jack Nicholson) resolve passar um tempo com a sua família no assombroso Hotel Timberline Lodge. As cenas externas foram filmadas no hotel de mesmo nome, localizado em Mount Hood, na cordilheira ao norte de Oregon.

7- Lara Croft: Tombraider – Cambodia

Para os amantes de arqueologia e aventura, este filme repleto de ação e mistério é ambientado no majestoso complexo de templos Angkor Thom. Onde 54 ambientes repletos de sorrisos esculpidos te deixarão tão intrigado quanto Lara.

8- James Bond Contra Goldeneye – Monte Carlo, Monaco

Carros velozes, lindas mulheres e, é claro, James Bond. O lendário Cassino de Monte-Carlo é a locação ideal para amantes da série de filmes do agente secreto. O valor do ingresso para visitação é apenas 10 euros – nada mal para viver uma grande experiência, não?

9- A Noviça Rebelde – Salzburg, Austria

Encante-se com a exuberância de Old Town, onde Julie Andrews canta “I Have Confidence in Me” enquanto atravessa Residenzplatz e mergulhando na Residenz Fountain. Não se esqueça de visitar o Mirabell Park e cantar “Do-Re-Mi”, do jeito que o clã Von Trapp ensinou.

E isto é só o começo! Agora você pode fazer sua própria lista de filmes favoritos e buscar suas localizações no mapa, preparar as malas e se jogar na estrada!

Quem aí já visitou alguma destas locações? Quais outros filmes inspiram viagens? Deixe seu comentário!