Por séculos, o homem sonhou em desafiar a gravidade, ‘ganhar asas’ e se locomover da mesma forma que os pássaros. Tudo isto tornou-se possível graças à invenção do avião pelo brasileiro Santos Dumont. Mas mesmo a paixão por voar estando no ‘sangue’ dos brasileiros, muitos ainda têm um certo receio quanto às viagens de avião. Segundo um estudo do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 42% dos brasileiros têm medo de voar.

Já uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Mental indica que a aerofobia – como é conhecida a fobia por voos – só perde para o medo de falar em público. E por mais que os estudos confirmem que as viagens aéreas são muito mais seguras do que as feitas em carro ou ônibus, milhares de pessoas ainda têm pavor só em pensar nelas. Se você também tem medo de avião, então não deixe de conferir a nossas dicas para perde-lo de uma vez por todas!

Perder o medo de avião antes da viagem

1. Evite ler ou assistir algo sobre desastres aéreos

Se você não quiser ficar extremamente preocupado com o assunto, então evite ler artigos sobre desastres aéreos ou assistir filmes relacionados a acidentes com aviões, sejam eles reais ou não. Isso porque essas histórias, além de aumentarem seu medo de voar, ainda o deixarão mais apreensivo com relação a algo pouco provável de acontecer. Para ocupar sua mente dias antes da viagem, procure ler sobre outros assuntos de sua preferência.

2. Tente aliviar a ansiedade praticando exercícios relaxantes

A prática cotidiana de yoga ou meditação pode ajudá-lo bastante a reduzir a ansiedade dias antes do voo. Quando você pratica esses exercícios relaxantes sem estar ansioso, acabará munindo-se de técnicas e estratégias mentais que o ajudarão nos momentos em que estiver nervoso e preocupado. Assim, as chances de você manter o controle da sua mente e acalmar-se antes e durante o voo crescem drasticamente.

3. Estude sobre o funcionamento das aeronaves

Se tiver tempo sobrando em sua agenda, aproveite para conhecer o funcionamento das aeronaves, para só então certificar-se de que elas não são um meio de transporte perigoso. Procure saber como são feitos o planejamento e a construção do avião e sanar dúvidas recorrentes, como: “por que o avião consegue ficar tanto tempo no ar sem cair?”. Isto o deixará mais confiante quanto à complexa estrutura do avião.

4. Procure ter dias tranquilos antes da viagem

Para evitar a correria no dia da viagem, prepare as malas com antecedência e tranquilidade. Nos dias que antecedem o voo, aproveite para praticar os exercícios relaxantes citados anteriormente, ter boas noites de sono e não tomar muita cafeína para não ficar muito agitado e ainda mais ansioso. Procure também não ter dias muito agitados e fazer de tudo para chegar ao avião se sentindo o mais calmo possível.

No aeroporto

5. Ande pelo terminal para se distrair

Se você chegar atrasado no terminal, não terá tempo suficiente para preparar-se mentalmente para o voo. E isto, sem dúvida, o deixará mais ansioso na hora de embarcar. Daí a importância de se programar para chegar cedo ao aeroporto. Antes de embarcar, aproveite para andar pelo terminal, visitar as lojas e observar a calma dos outros passageiros. Quanto mais você ficar distraído com o ambiente, melhor se sentirá quando chegar a hora do embarque.

Dentro do avião

6. Fale com os pilotos e comissários de bordo

Estes são os profissionais que farão de tudo para que seu voo seja o mais tranquilo possível. Assim como médicos, eles recebem um treinamento especial antes exercer a sua profissão. Por isso, quando você estiver entrando na aeronave, aproveite para cumprimenta-los. E enquanto espera a decolagem, tenha em mente de que esses profissionais são extremamente competentes e desempenham muito bem o seu trabalho.

7. Realize atividades que o distraiam

Ler livros interessantes, ouvir música, jogar um game no computador, estudar ou trabalhar um pouco e assistir alguns episódios da sua série preferida são algumas atividades que podem distraí-lo durante a viagem. Se não quiser realizar nenhum desses passatempos, então aproveite para dormir. Mas lembre-se de dormir pouco momentos antes da viagem, pois só assim você conseguirá pegar no sono mais rapidamente.

8. Fique longe de bebidas alcoólicas

Poucas pessoas sabem que a pressão do ar dentro do avião acelera bastante os efeitos do álcool em seu organismo, deixando-as bêbadas mais rapidamente. E embriagadas, elas acabam se sentindo mais ansiosas e preocupadas. Por isso, não peça aos comissários bebidas que contenham álcool. Mas você pode comer tranquilamente uma guloseima ou mesmo as refeições que eles servem em determinados horários.

E você, também tem medo de avião? Então aproveite para colocar todas as nossas dicas em prática e acabar com a sua fobia de uma vez por todas! E caso queira nos contar alguma de suas experiências com voos, aproveite o campo de comentários abaixo!