Você sabia que o Canadá conta com 17 patrimônios mundiais reconhecidos pela UNESCO? Em sua maioria, são lugares de grande relevância para a compreensão do desenvolvimento do planeta, de diferentes espécies de animais, dos povos que costumavam habitar o continente americano e até da colonização europeia. Conheça alguns deles!

1 – SGang Gwaii

Se você tem vontade de saber mais sobre os povos que habitavam o território que hoje corresponde ao Canadá, uma boa alternativa é visitar essa aldeia que foi o lar do grupo haida por mais de 2 mil anos. Localizada em uma ilha de difícil acesso na província da Colúmbia Britânica, SGang Gwaii preserva construções, totens e artefatos.

2 – Lunenburg

Outra cidade de grande importância histórica é Lunenburg, que fica na província de Nova Escócia. Fundada por britânicos, ela é considerada um bom exemplo do que foi o colonialismo na América do Norte. Se você se interessou, aí vai uma curiosidade: dos 400 edifícios que compõem a parte mais antiga da região, pelo menos 70% são dos séculos XVIII e XIX.

Um dos lugares mais belos do Canadá é a Nova Scotia, por isso fizemos um post só pra essa província: Descubra a beleza da Nova Scotia

3 – Parque Nacional Wood Buffalo

Criado em 1922, o Parque Nacional Wood Buffalo tem a missão de proteger o maior rebanho livre de bisões do mundo – aproximadamente 5 mil animais, de acordo com os dados mais recentes. Outras espécies selvagens também podem ser encontradas por lá, como alces, ursos e lobos. Durante a noite, é possível observar morcegos, corujas e falcões.

4 – L’Anse aux Meadows

Basicamente, esse sítio arqueológico localizado no extremo norte da Ilha de Terra Nova é a principal evidência de que os vikings conseguiram atravessar a Groenlândia e chegaram à América muito antes de Cristóvão Colombo. Ele foi descoberto por um casal de arqueólogos noruegueses na década de 1960 e pode ser visitado por turistas.

5 – Distrito Histórico de Quebec

Fundada pelos franceses no século XVII, a parte mais antiga da capital da província do Quebec é o exemplo mais bem preservado de uma cidade fortificada em estilo europeu ao norte do México. Além das muralhas e dos portões antigos, as igrejas e o Château Frontenac impressionam qualquer um. Vale a pena reservar um dia para conhecer! Quer saber o que mais a França na América tem para te surpreender? Acesse as 8 atrações imperdíveis de Quebec City.

6 – Parque Provincial dos Dinossauros

Esse parque fica na província de Alberta e é considerado um dos mais importantes locais onde foram encontrados fósseis de dinossauros no mundo! Ao todo, 40 espécies foram descobertas por lá até hoje. Além disso, 500 exemplares de fósseis de outros animais foram removidos de lá e estão expostos em museus de todo o planeta.

7 – Parque Nacional Banff

Outro patrimônio mundial localizado na província de Alberta é o Parque Nacional Banff, lar das famosas montanhas rochosas canadenses. Anualmente, mais de 3 milhões de turistas visitam o lugar para acampar, fazer escaladas ou esquiar. Mas a grande atração é mesmo o visual de tirar o fôlego: são picos nevados, lagos e uma floresta de coníferas absolutamente deslumbrante!

E então, quais desses belos lugares você ficou com vontade de conhecer? Por quê? Conte para a gente nos comentários!