A situação econômica do país não é lá muito positiva para os viajantes de plantão. Afinal de contas, com a instabilidade da economia a tendência é que o consumidor evite gastos extras (dentre eles economizar com passagens aéreas). No entanto, para quem não abre mão de viajar, é possível seguir algumas dicas para economizar nas passagens aéreas e continuar explorando novos lugares. Confira!

1 – Assine newsletters

Fique atento às promoções de passagens das agências e companhias aéreas enviadas através das newsletters. Cadastre-se e selecione os destinos que você deseja para que quando uma boa promoção aparecer você saiba em primeira mão! Newsletters são um ótimo meio de ficar por dentro das melhores oportunidades e dos preços mais atrativos, que podem mudar os rumos de suas férias.

2 – Pesquise muito

Com a internet, ficou bem mais fácil procurar, comparar e avaliar os valores das passagens aéreas. Portanto, é fundamental que você pesquise e relacione os preços de todos os sites e agências de turismo possíveis para não deixar nada passar despercebido. Mas cuidado: sempre verifique a competência da agência na qual você está buscando essas informações para evitar qualquer transtorno.

3 – Compre com antecedência

Comprar passagens aéreas com antecedência sempre será mais vantajoso, já que quem deixa para comprar de última hora sempre acaba comprando mais caro. Planeje a sua viagem com a maior antecedência possível e, além da passagem, economize também em hospedagem, transporte e alimentação.

4 – Opte por aeroportos movimentados

Nos grandes aeroportos, onde a frequência de voos é maior,  o preço das passagens aéreas tende a ser mais baixo. Sendo assim, se você pretende ir a uma cidade menor que possui um aeroporto menos movimentado, mas que possui um grande aeroporto a alguns quilômetros de distância vale a pena verificar o preço da passagem para o maior aeroporto e pesquisar os valores de transporte por terra para o seu destino final. Na Europa, por exemplo, viajar de trem ou ônibus pode ser muito mais vantajoso, confortável e barato do que de avião.

5 – Viaje durante a baixa temporada

Durante a alta temporada, não só os preços de passagens, mas também os de hospedagem e alimentação sobem consideravelmente. Portanto, tente viajar durante os períodos de baixa procura, quando poucos turistas estão no local, tornando os preços mais justos. Além disso, muitas promoções de passagens aéreas são promovidas nesses períodos, fique atento e aproveite!

6 – Programa de milhas

Possuir um programa de milhas só traz vantagens. Você pode abater parte do valor das passagens ou até comprá-las apenas com as milhas acumuladas de seu cartão de crédito. São inúmeras promoções e vantagens para os participantes do programa. Para quem utiliza cartão de crédito e gosta de viajar, essa é uma excelente oportunidade!

7 – Pese sua bagagem antes de chegar ao aeroporto

Pode parecer besteira, mas pesar a bagagem antes de chegar ao guichê de atendimento da companhia aérea pode fazer muita diferença no seu bolso. Os valores cobrados pelo excesso de peso costumam ser altos e podem ser um transtorno na hora da viagem. Fique atento aos limites pré-estabelecidos pela legislação brasileira, que para voos nacionais permite até 23kg para cada passageiro em aeronaves com mais de 31 assentos.

Gostou das nossas dicas para economizar nas passagens aéreas? Deixe um comentário e conta pra gente!