Quantas pessoas não gostariam de poder passar a vida viajando? Ok, abandonar tudo para só viajar é algo que poucas pessoas de fato conseguem fazer, devido a necessidade de um longo planejamento para que isto dê certo. Mas isso não significa também que seja impossível pegar a estrada (ou um avião) e se divertir por aí. Quantas pessoas acabam perdendo essa oportunidade por acreditarem em uma série de mitos, ou acabam perdendo a chance de economizar com algumas coisas e ter sua viagem estendida.

Para ajudar você a perder essa trava, vamos desvendar 5 mitos de viagem para que você possa arrumar suas malas e cair na estrada tranquilamente.

1. Viagens são muito caras

Bom, algum custo sua viagem irá ter, afinal, nada é de graça no mundo, nem mesmo uma viagem. Mas essa ideia de viagem absurdamente caras, como algo que seja luxuoso é extremamente errado. A mídia adora colocar essa ideia de viagem como algo mais elegante, mais distante de uma realidade econômica, mas isso vai depender do perfil de viagem que você queira ter.

Se você está disposto a viajar, não precisará guardar um ano de economias para isso ou se sacrificar demais. Tudo depende da sua disponibilidade para juntar dinheiro e o perfil de viagem que quer realizar. Se você não puder gastar demais, é simples: a Internet está aí justamente para ajudar você.

Sites que permitem pesquisar hotéis e albergues em diversas cidades do mundo, aplicativos que avisam promoções de passagens aéreas, possibilidade de couchsurfing, entre diversas outras ferramentas destinadas exatamente para facilitar sua viagem e torná-la mais barata. Basta procurar que você encontrará onde e como economizar. As vezes, com essas plataformas, é possível até mesmo economizar o suficiente para estender a sua viagem para outros locais ou por mais tempo, por exemplo.

2. Não vale a pena usar cartões de crédito

Muitas pessoas acham que usar cartão de crédito em viagem pode ser uma grande cilada, fazendo você perder a noção e gastando mais do que deveria. Mas com inteligência financeira, ele pode ser um grande aliado nas viagens. Com ele você pode acumular pontos em programas de fidelidade, o suficiente para ter milhas para viajar com as passagens pagas (em alguns casos, até mesmo com o pacote completo fechado). Você só precisa ficar atento para não exceder os gastos e acabar endividado.

3. Couchsurfing é perigoso

Couchsurfing é quando uma pessoa cede um lugar na sua casa para um viajante ficar. A ideia de ficar na casa de um estranho acaba deixando as pessoas meio inseguras. Afinal, dormir na casa de um estranho, principalmente fora do país em alguns casos, pode realmente assustar inicialmente. Porém, nos sites destinados a prática, é possível ver comentários de outras pessoas que se hospedaram ali e se assegurar de que não está indo para uma cilada. É aquela, você não pesquisa a “confiabilidade” de um hotel antes de marcar a reserva? O princípio é o mesmo com couchsurfing.

4. Viajar é perigoso para a mulher

Esse é um mito que ficou bem famoso depois de duas mulheres argentinas terem sido mortas enquanto viajavam no Equador. Apesar do caso ser chocante, isso não significa que viajar seja sempre perigoso para a mulher. Na verdade, ambos os gêneros sofrem perigos bem parecidos, com algumas circunstâncias desfavorecendo elas. Porém, se considerarmos o número de mulheres que viajam sozinhas em todo o mundo e quantas tiveram problemas, podemos considerar que ainda são casos isolados. Ou seja, não se sinta desmotivada em viajar sozinha, se você for mulher. Apenas fique mais atenta.

5. Viajar é só para quem é jovem e solteiro

Essa é uma das maiores falácias que já foram vistas no mundo das viagens. Muitas pessoas querem aproveitar todas as suas experiências de viagens antes de casarem e ter filhos porque acreditam que, mais velhos e com família, não conseguirão aproveitar. É possível sim viajar, seja levando os filhos ou deixando-os com parentes. É claro que, sendo você mais velho (como, por exemplo, começando na terceira idade), ou então com filhos, a viagem irá necessitar de um maior planejamento, mas isso não significa que você não poderá aproveitar tão bem quanto se fosse jovem e solteiro.

E você, tem algum mito sobre viajar que precise ser desmistificado? Conte para nós nos comentários e vamos resolver isso! E se você quer continuar acompanhando notícias, informações e dicas sobre viagem, não deixe de acompanhar nosso site!