Adquirir bons conhecimentos e também experiências práticas agregadoras de valor à formação sólida tanto como profissionais quanto como cidadãos é, com certeza, um dos maiores objetivos e interessantes de um estudante dedicado. Neste aspecto, os famosos intercâmbios ganham vez e atraem quem deseja passar uma temporada fora e assim exercitar suas habilidades em outro idioma, ter contato com uma cultura diferente e enriquecer o currículo com o diferencial de uma viagem que pode, de fato, trazer muito aprendizado. A seguir, elencamos alguns dos motivos pelos quais estudar no Canadá é tão interessante e mostramos por que vale a pena correr atrás do seu visto de estudante:

 

1 – Possibilidade de treinar mais de um idioma ao mesmo tempo

Uma das grandes vantagens em estudar no Canadá é justamente poder adquirir maior fluência não só no inglês, como também em outra língua, já que o francês também é utilizado em alguns pontos do território.

Em Quebec, por exemplo, o francês costuma estar bastante presente. E esta possibilidade de treinar mais de um idioma ao mesmo tempo é extremamente vantajosa para os estudantes, visto que este é justamente um dos objetivos em se fazer um intercâmbio – aprender a falar melhor um idioma que não o materno.

 

2 – Boa receptividade e visto facilitado para estudantes

 

Os canadenses, por sua vez, costumam ser muito receptivos com os turistas e esta é uma fama que incentiva os estudantes. A educação, polidez, pacificidade e justiça praticada por esta sociedade servem de ambiente propício para o desenvolvimento tranquilo dos estudos. Para facilitar a entrada deles no país, o próprio Governo tem o histórico de facilitar vistos, estimulando a entrada de turistas no país para fomentar o desenvolvimento da economia e, nisto, os estudantes são particularmente interessantes para ele.

Para conseguir a autorização, que permite ficar no país por mais de 6 meses se for específica para estudos e até mesmo permitir que se trabalhe por lá enquanto isto, é preciso apresentar, por exemplo, uma carta de aceitação de alguma escola do país, o que facilita o processo.

 

3 – Infraestrutura de ponta e alto índice de desenvolvimento humano

O Canadá também oferece a vantagem de proporcionar excelente qualidade de vida e também dos cursos oferecidos nas instituições disponíveis. Além disto, a educação também contribui para uma boa consciência cidadã, que pode imprimir aspectos culturais importantes na mentalidade de quem passa pela experiência e que serão repassados nos traços da cultura brasileira impactada por quem esteve acostumado com os tratos em países como esse.

O transporte e mobilidade urbana nos principais centros das cidades como Toronto, Montreal e Ottawa, por exemplo, também recebem cinco estrelas e, por um preço acessível, facilita a vida de estudantes que se deslocam constantemente para escolas, centros de estudos e até mesmo trabalho, ajudando a não limitar as possibilidades de quem deseja absorver o máximo da experiência de estar lá.

 

4 – No turismo, maior acessibilidade a preços em relação a outros países

Ao contrário de outros países de primeiro mundo, como os EUA, os produtos no Canadá costumam ter valores mais baixos, inclusive pelo fato de o dólar canadense ter cotação geralmente inferior ao americano. Ou seja, é como se o dinheiro do estudante rendesse mais neste território (facilitando custos com alimentação, estudos e até mesmo moradia, caso não participe de um programa especial de intercâmbio que já possibilite isto por meio da hospitalidade dos nativos participantes da iniciativa). Em outras palavras, estudar no Canadá pode oferecer excelente relação custo-benefício, além de proporcionar uma experiência extremamente agradável e enriquecedora.

E você, já pensou em todas as vantagens de ir estudar no Canadá? Já foi atrás do seu visto para isso? Compartilhe sua experiência ou dúvidas conosco pelos comentários!