Todos sabem que o momento parece não ser o ideal para viajar, afinal de contas a crise econômica do país, aliada aos altos preços das moedas estrangeiras, inibem até os viajantes mais experientes. Mas para que você não deixe de realizar aquela tão sonhada viagem aguardada há muito tempo, separamos aqui 12 dicas para viajar gastando pouco e ainda assim aproveitar ao máximo! Confira!

1 – Escolha destinos mais baratos

Antes de tudo, é importante que você saiba que as altas do euro e do dólar representam a queda do valor de outras moedas estrangeiras, o que lhe proporciona muitas vantagens na hora de escolher um destino. Em países como o Sri Lanka, a Tailândia, a Costa Rica e a Albânia, por exemplo, devido ao baixo valor da moeda, vive-se muito bem sem gastar muito.

2 – Planeje-se

Se você tem tempo para pesquisar e planejar toda a sua viagem, faça isso. Assim, você pode antecipar os pagamentos e conseguir descontos ou diminuição de juros. Antever seus custos, seus roteiros e todos os demais detalhes da viagem podem resultar em uma viagem barata e bem mais tranquila.

3 – Use dinheiro

Muitas pessoas utilizam cartões de crédito ou pré-pagos como forma de pagamento no exterior. É claro que essas formas são mais seguras e práticas, mas ás vezes representam um custo elevado devido às altas taxas de juros e serviço cobradas pelo banco. Utilizar dinheiro em espécie pode trazer mais economia, mas fique atento ao andar com muito dinheiro por aí.

4 – Coma com os locais

Não seja o turista clássico que frequenta os restaurantes mais famosos e caros do mundo apenas para fazer check-in. Vá aos locais nada turísticos, frequentados pelos locais e desfrute da verdadeira comida nativa, exótica, saborosa e sem dúvida mais barata.

5 – Desloque-se de bicicleta ou a pé

Geralmente os taxis são a primeira opção pensada quando estamos em um local em que não conhecemos. Perca o medo e alugue uma bicicleta ou percorra seus roteiros a pé mesmo, quando a distancia permitir. Além de economizar, você se exercita e ainda observa as paisagens com mais calma.

6 – Evite alta temporada e feriados

Um grande erro cometido pelos viajantes é visitar lugares turísticos em períodos de maior procura, ou seja, durante a alta temporada ou feriados. Em cidades litorâneas, por exemplo, os preços de passagem, hospedagem e alimentação dobram e às vezes triplicam durante esse período. Além disso, algumas promoções de passagens podem ser muito vantajosas fora da alta temporada. Procure se planejar para conseguir viajar em datas de menor procura, você poderá aproveitar muito mais por muito menos.

7 – Fique atento ao programa de milhas

As vantagens proporcionadas pelo programa de milhas aéreas podem mudar os rumos das suas férias. Fique atento ao programa de conversão de pontos do seu cartão de crédito para não deixar os pontos expirem, pois, muitas vezes apenas com as milhas o viajante consegue abater parte do preço da passagem e até o seu custo integral em alguns casos, vale muito a pena!

8 – Ganhe na passagem

Devido à crise econômica e visando fomentar o mercado, algumas companhias aéreas estão baixando os preços de suas passagens proporcionando descontos mais atraentes para seus consumidores quando comparados aos valores do ano passado, por exemplo.

9 – Não frequente bares badalados

As cidades turísticas geralmente possuem bares famosos que são marca registrada do local e atraem turistas do mundo todo. O que ninguém avisa é que eles costumam ser os mais caros também. Procure os verdadeiros bares nativos e pague bem menos pelos mesmos drink’s e bebidas oferecidas nos bares mais badalados, além disso, acredite, será bem mais divertido.

10 – Fique atento a promoções e oportunidades

Muitas promoções incríveis de passagens aéreas são lançadas todas as semanas, cadastre-se nos sites e fique atento aos anúncios promocionais. Pesquisar a agenda dos pontos turísticos que serão visitados também pode proporcionar passeios gratuitos ou descontos interessantes.

11- Abuse da tecnologia

Atualmente a tecnologia pode ajudar e muito quem viaja. São milhares de aplicativos úteis, wi-fi, GPS, entre outros, que podem lhe auxiliar a procurar melhores opções, otimizar roteiros, diminuir tempo de espera e facilitar a comunicação.

12 – Vá além do turismo

A melhor parte de uma viagem é a experiência de estar em lugar completamente novo e diferente. Aproveitar os simples detalhes diários, como um pôr do sol, um passeio pela manhã, uma vista deslumbrante ou observar o céu estrelado são verdadeiras dádivas e além de tudo, são grátis.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e conta pra gente!